Este projeto expõe dois segredos do Novo Canal Holandês (NDW) – uma linha militar de defesa durante o período de 1815 a 1940 que protegia as cidades de Muiden, Utrecht, Vreeswijk e Gorinchem por meio de inundação intencional.
Em suma, a proposta é de um abrigo de status monumental e aparentemente indestrutível cortado ao meio. O projeto abre o minúsculo espaço interno de um dos 700 abrigos (ou unidades de defesa) do NDW, os quais são normalmente excluídos do campo visual. O corte desta estrutura massiva é marcado por uma longa passagem em placas de madeira, que leva o visitante à área inundada e aos passeios para a reserva natural adjacente.
O píer e as estacas que suportam o abrigo servem para lembrar-lhes que a água a seu redor não é causada, por exemplo, pela remoção de areia, mas que é uma característica comum de águas rasas dos tempos de inundações em guerra.
O abrigo recortado e atravessado forma uma atração pública cessível pelos visitantes do NDW. Além disso, a construção é mais visível a partir da estrada A2 e também pode ser visto pelos 10.000 de pessoas que passam pelo local todo dia. O projeto é parte de uma estratégia geral dos escritórios Rietveld Landscape e Atelier de Lyon para tornar esta parte única da história holandesa acessível e tangível para os diversos visitantes.